quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Fé ou obras? Ambos!

A salvação é pela fé, e não por obras? Sim, quando isto foi explicado aos Efésios (capítulo 2), o apóstolo Paulo falou primeiro que as obras da lei, ou seja, os sacrifícios de animais para a expiação de pecados e para a justificação diante do Pai, não nos salva, mas o dom imerecido da nova aliança conquistada pelo Filho, e logo em seguida, esclarece que fomos criados neste para as boas obras (versículo 10), porém existem inúmeras palavras (especialmente as do apóstolo Tiago), inclusive do nosso próprio Salvador, enfatizando a grande importância do praticar a justiça, do fazer o bem. Seguem alguns trechos que merecem ser recebidos e estudados conforme o contexto de cada um:

"Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo." Mateus 7:17-19

"Porque sempre tendes os pobres convosco e podeis fazer-lhes bem, quando quiserdes; mas a mim nem sempre me tendes." Marcos 14:7

"Está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão; os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados." João 5:28-29

"Colocou-se diante de mim um homem com roupas resplandecentes e disse: Cornélio, YHWH ouviu sua oração e lembrou-se de suas esmolas." Atos 10:30-31

"Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça. E que fruto tínheis, então, das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte. Mas, agora, libertados do pecado e feitos servos de YHWH, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna." Romanos 6:20-22

"Enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé." Gálatas 6:10

"Todos nós devemos comparecer perante o tribunal do Messias, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más." 2 Coríntios 5:10

"Que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos a repartir." 1 Timóteo 6:18

"Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras." Tito 2:14

"De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: 'Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se', sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta." Tiago 2:14-17

"Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, mesmo que eles os acusem de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a YHWH no dia da sua intervenção." 1 Pedro 2:12

"Qualquer que é nascido de YHWH não vive na prática do pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode viver pecando, porque é nascido de YHWH. Nisto são manifestos os filhos de YHWH e os filhos do diabo: qualquer que não pratica a justiça e não ama a seu irmão não é de YHWH." João 3:9-10

"Quem, pois, tiver bens do mundo e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar o seu coração, como estará nele o amor de YHWH? Não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade, meus filhinhos." João 3:17-18

E na sua segunda carta, Pedro explica como nos pode ser "amplamente concedida a entrada no Reino eterno" (capítulo 1, versículo de 3 a 11).

¹ Êxodo 3:14

Nenhum comentário:

Postar um comentário