quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Fé ou obras? Ambos!

A salvação é pela fé, e não por obras? Sim, quando isto foi explicado aos Efésios (capítulo 2), o apóstolo Paulo falou primeiro que as obras da lei, ou seja, os sacrifícios de animais para a expiação de pecados e para a justificação diante do Pai, não nos salva, mas o dom imerecido da nova aliança conquistada pelo Filho, e logo em seguida, esclarece que fomos criados neste para as boas obras (versículo 10), porém existem inúmeras palavras (especialmente as do apóstolo Tiago), inclusive do nosso próprio Salvador, enfatizando a grande importância do praticar a justiça, do fazer o bem. Seguem alguns trechos que merecem ser recebidos e estudados conforme o contexto de cada um:

"Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo." (Mateus 7:17-19)

"Porque sempre tendes os pobres convosco e podeis fazer-lhes bem, quando quiserdes; mas a mim nem sempre me tendes." (Marcos 14:7)

"Está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão; os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados." (João 5:28-29)

"Colocou-se diante de mim um homem com roupas resplandecentes e disse: Cornélio, Deus [EU SOU¹] ouviu sua oração e lembrou-se de suas esmolas." (Atos 10:30-31)

"Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça. E que fruto tínheis, então, das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte. Mas, agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna." (Romanos 6:20-22)

"Enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé." (Gálatas 6:10)

"Todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo [do Messias], para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más." (2 Coríntios 5:10)

"Que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos a repartir." (1 Timóteo 6:18)

"Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras." (Tito 2:14)

De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: 'Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se', sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta." (Tiago 2:14-17)

"Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, mesmo que eles os acusem de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus [ao EU SOU¹] no dia da sua intervenção." (1 Pedro 2:12)

"Qualquer que é nascido de Deus [do EU SOU¹] não vive na prática do pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode viver pecando, porque é nascido de Deus [do EU SOU¹].  Nisto são manifestos os filhos de Deus [do EU SOU¹] e os filhos do diabo: qualquer que não pratica a justiça e não ama a seu irmão não é de Deus [do EU SOU¹]." (João 3:9-10)

"Quem, pois, tiver bens do mundo e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar o seu coração, como estará nele o amor de Deus [do EU SOU]? Não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade, meus filhinhos." (João 3:17-18)

E na sua segunda carta, Pedro explica como nos pode ser "amplamente concedida a entrada no Reino eterno" (capítulo 1, versículo de 3 a 11).

¹ Êxodo 3:14

Nenhum comentário:

Postar um comentário